A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Adese é tema de uma pesquisa de doutorado do Diácono Humberto de Araújo. A pesquisa acadêmica está em fase de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O pesquisador, acompanhado da professora-orientadora, Josineide Silveira, visitou, nesta sexta-feira (27/08), a estrutura física da agência e foi recebida pelo Diretor-Executivo, José Vanderli; e pelo coordenador do Escritório de Apoio ao CBH PPA, Emídio Gonçalves.

“Estudando um pouco da história da Adese e da sua importância para o Seridó, nós vimos que era interessante pesquisar essa instituição de maneira educativa. Portanto, hoje o nosso objetivo é pesquisar a Adese como aquela que ajuda na formação da população do Seridó, não só na parte educativa voltada para as escolas, mas também na formação da complexidade, do todo. Queremos mostrar a Adese como entidade que forma a população do Seridó”, destacou Humberto Araújo.

O projeto está na fase da escrita da tese e será concluído em fevereiro de 2022. O estudo compreende um prazo de 10 anos, compreendendo a fundação da Adese em Abril de 2001 até 2011. “Desde a sua fundação, a Adese já surge com o intuito de tornar a região do Seridó mais desenvolvida. Dessa forma, ela trabalha a educação das pessoas com o desenvolvimento de projetos e na parte de formação. É isso que queremos mostrar”, explicou o estudante.

Para a orientadora do projeto, a professora Josineide Silveira, “a Adese é um instituição educativa e é por isso que esse projeto mostra a educação que é promovida no Seridó. Toda a história dessa instituição começa com a articulação da Igreja do Seridó, na época do pastoreio de Dom Jaime Vieira Rocha, que é capaz de articular várias instituições para que possam dizer que plano de desenvolvimento quer para o Seridó. Então, ao nosso ver, essa instituição se baseia nos princípios freireanos de que a pessoa deve ter voz de construir sua própria história e ser agente do seu próprio destino”, finalizou.

COMPARTILHAR